Adorado por alguns, indigesto para outros, o pimentão é um vegetal versátil, aromático e marcante, além de muito fotogênico. Parente das pimentas, mas com pouca picância, é encontrado principalmente em três cores: o vermelho, o verde e o amarelo. E será que ele faz bem? Hoje vamos falar dos benefícios desse vegetal, a diferença entre as cores e te convencer a colocar essa delícia nas suas receitas.
Independente da versão do pimentão, esses são os principais benefícios:
E sobre as cores: estão diretamente ligadas ao grau de maturação, ou seja, o pimentão verde foi colhido precocemente, enquanto que o amarelo e vermelho completaram o estágio de amadurecimento.
Possui muita vitamina E, carotenoides e betacaroteno é fonte de vitaminas B, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, ácidos graxos insaturados e flavonoides. Esse vegetal pode auxiliar na prevenção de doenças como catarata e câncer de próstata, de pulmão, intestino e garganta.
Dentre os 3 tipos citados, é o pimentão com maior fonte de vitamina C, tem ação descongestionante, anti bacteriana, age na termogênese e na dissolução de coágulos sanguíneos.
É rico em vitamina C e E, ácido ascórbico e betacaroteno, que atua na saúde ocular e no sistema imunológico e em licopeno, que atua na redução de problemas cardiovasculares.
Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!