O colágeno é uma das mais importantes proteínas produzidas pelo corpo humano e representa mais de 30% de suas proteínas totais. Responsável pela juventude, firmeza, elasticidade da pele e por constituir cartilagens, tendões e ligamentos, o colágeno para de ser produzido por volta dos 30 anos de idade.
Existem alguns métodos e tratamentos de suplementação, mas hoje vamos falar sobre alimentos que podem auxiliar no processo de reposição dessa tão importante fonte de juventude:
Fornece grande quantidade de colágeno principalmente se consumido as cartilagem e os ossos, especialmente pescoço e pés. A clara de ovo também é uma fonte importante de colágeno por ter prolina, uma substância essencial para a produção da proteína.
Rica em proteínas auxiliam na produção e absorção do colágeno em nosso corpo. Músculos e cartilagens são as principais fontes e podem ser consumidos em forma de caldos e sopas.
O zinco, presente no salmão, é responsável por realizar a síntese de colágeno no organismo, além de possuir ômega 3 que é muito importante na hidratação da nossa pele, de dentro pra fora e na formação de colágeno.
Possui enxofre e taurina, importantes para a formação de colágeno e para reconstruir as fibras danificadas, respectivamente. Pode ser consumido como tempero, refogado, assado, em saladas ou até em forma de chá.
Rica em enxofre, estimula a produção de colágeno no organismo. Pode compor saladas, tortas e molhos.
Extraída pela fervura de ossos, peles e cartilagens bois e porcos, por exemplo, a gelatina é uma grande fonte de colágeno.
Laranja, limão, acerola e abacaxi são ricos em vitamina C, grande aliada na absorção do colágeno pelo organismo.
Assim como demais leguminosas, atua na síntese de colágeno. Além de possuir cobre, importante para o reparo do colágeno.
Fontes de ômega 3 que age na formação do colágeno. Pode ser consumida em saladas, vitaminas e diversas receitas.
Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!