Biotipo deriva do latim científico “biotypus”, originada de uma palavra composta da língua grega: “bio” (vida) e “týpos” (tipo). Pode ser descrito como um conjunto de características fundamentais comuns ou semelhantes, de grupos de indivíduos, uma herança genética que determina como será a nossa composição física.
Para identificar corretamente o biotipo corporal, é importante que a pessoa seja avaliada por um profissional de educação física, nutricionista ou nutrólogo, mas por algumas características e uma simples avaliação, podemos ter um direcionamento a seguir.
Corpo magro e esguio, membros compridos, ombros e quadris estreitos. O ectomorfo possui o metabolismo acelerado, tem dificuldade em ganhar massa muscular e engordar.
Avaliação: com os dedos médio e polegar da mão direita, envolva o pulso esquerdo tentando tocar as pontas dos dedos, sem forçar. Se um dedo se sobrepor ao outro (com sobra), seu biotipo é o ectomorfo.
Alimentação: boa proporção de proteínas, carboidratos (este precisa ser superior ao de proteínas) e uma quantidade de gordura moderada. Proteínas magras (peixes, frangos, queijos), gorduras saudáveis (azeite, abacates, castanhas) e carboidratos (arroz, pães) além de vegetais e tubérculos.
Estrutura física que tende a ser mais retangular ou quadrada, tronco e membros superiores mais desenvolvidos e com menos acúmulo de gordura abdominal. O mesomorfo possui o metabolismo acelerado, mas ganha massa muscular com mais facilidade.
Avaliação: com os dedos médio e polegar da mão direita, envolva o pulso esquerdo tentando tocar as pontas dos dedos, sem forçar. Se um dedo se encontrar com o outro (tocar as pontas), seu biotipo é o mesomorfo.
Alimentação: não é necessário manter uma dieta muito restritiva, apenas manter uma alimentação equilibrada e evitar excessos. Consumo de proteínas magras, legumes, frutas, vegetais e evitar doces e alimentos gordurosos e industrializados é sempre bom.
Geralmente são pessoas mais baixas e com corpo largo, possuem membros mais curtos e metabolismo lento, com estrutura física mais propensa para o acúmulo de gordura corporal. Possuem mais facilidade em ganhar peso e massa muscular.
Avaliação: com os dedos médio e polegar da mão direita, envolva o pulso esquerdo tentando tocar as pontas dos dedos, sem forçar. Se um dedo não se encontrar com o outro, seu biotipo é o endomorfo.
Alimentação: precisa ter controle no consumo de proteínas e carboidratos e a hidratação é muito importante para o endomorfo. Evitar doces, alimentos industrializados e gordurosos.
Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!