Tipos de gorduras e seus efeitos no nosso organismo

Tipos de gorduras e seus efeitos no nosso organismo

saúde alimentação

Do mal e do bem. As gorduras além de vilãs, também podem ser benéficas ao nosso organismo, tudo depende de como e quanto consumir. Responsáveis por proporcionar energia, sintetizar hormônios, absorver vitaminas, manter a temperatura do corpo e ajudar na digestão, as gorduras não devem ser totalmente restritas da sua dieta. Hoje vamos falar sobre os tipos de gorduras, onde encontrá-las e como equilibrar sua alimentação:

Gorduras Saturadas

De origem animal e vegetal, essas gorduras devem ser consumidas com cautela, pois apesar de produzirem energia e hormônios, elas podem ser responsáveis pelo aumento nos níveis de LDL, o tal colesterol ruim, e aumentar o risco de doenças cardiovasculares e inflamações, diabetes tipo 2, aterosclerose e pressão alta. Presentes principalmente em carnes vermelhas e peles de aves, essas gorduras também são encontradas no leite integral, manteigas e margarinas, queijos, ovos, frituras, biscoitos, bolos e doces, nos embutidos, nos óleos de coco, de palma ou de dendê, entre outros.

A recomendação é de até 10% de consumo de gorduras saturadas por dia do valor calórico total da sua dieta.

Gorduras Insaturadas

Consideradas ‘do bem’, essas gorduras contribuem com a diminuição do LDL, dos níveis de açúcar no sangue, triglicerídeos, peso e pressão arterial, além de exercerem funções antioxidantes e anti-inflamatórias. Possuem efeitos positivos no organismo, mas devem ser consumidas moderadamente pois são calóricas. Encontradas no abacate, nas azeitonas, no azeite de oliva, nas oleaginosas, no salmão e sardinhas, nas sementes de abóbora e de linhaça, entre outros.

A recomendação é de até 20% de consumo de gorduras saturadas por dia do valor calórico total da sua dieta.

Gorduras Trans

Produzida pela indústria de alimentos, essas gorduras são responsáveis pela aparência, conservação e consistência dos alimentos processados e ultraprocessados. Assim como as gorduras saturadas, as gorduras trans podem ocasionar diversos males à saúde mas, ao contrário das gorduras saturadas, devem ser totalmente evitadas! Presentes em biscoitos, tortas, pães e bolos industrializados, sorvetes, temperos prontos, carnes processadas, batatas fritas, pipoca de micro-ondas, entre outros.

A recomendação é evitar ao máximo o consumo dessa gordura, buscando uma alimentação natural, com base em alimentos in natura ou minimamente processados.

Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!

Previous Post Next Post