Subgêneros do terror para escolher no Halloween

Subgêneros do terror para escolher no Halloween

Filmes Séries Entretenimento

Feitos para apavorar, aterrorizar, nos deixar tensos e com medo por semanas, os filmes de terror fazem parte de uns dos gêneros mais preferidos pelo público. De clássicos a independentes, cheios de efeitos a produções de baixo orçamento, a lista de sustos é infinita e macabra. E para nos esbaldar neste Halloween, vamos falar sobre alguns subgêneros do terror, para você montar sua lista do medo:

Slasher

Muito sangue, facadas, decepamentos, esmagamentos, dor e grito, os filmes Slasher envolvem um assassino psicopata em série, que mata fria e rapidamente suas vítimas e persegue a protagonista até o desfecho final. Normalmente não sabemos a identidade do assassino (age encapuzado ou fantasiado), as vítimas tomam decisões questionáveis que sucumbem na sua morte e a revelação final vem como a cereja do bolo, os filmes Slashers agradam por simplesmente serem um filme Slasher. Podemos citar a séries de filmes Pânico (1996) e o famoso personagem Ghostface, a franquia Halloween (1978), o Massacre da Serra Elétrica (1974), Eu sei o que vocês fizeram no verão passado (1997) ou até os mais recentes X - A Marca da Morte (2022) e Ursinho Pooh: Sangue e Mel (2023).

Sobrenatural

É aquele tipo de filme que te deixa “impressionado” por assim dizer, por semanas. Um barulho diferente em outro cômodo da casa, uma janela que bate, a luz que pisca, tudo vai te fazer lembrar do “mal” que havia naquele filme e que agora vai te apavorar. Brincadeiras a parte, esse subgênero pega pelo medo do inexplicável. Falamos de entidades, demônios, possessões, fantasmas que amaldiçoam casas, bonecas, objetos, pessoas, e por aí vai. É uma força sobrenatural que vai dar trabalho para partir e que deixa muito estrago pelo caminho. Os sustos são inevitáveis. Não podem faltar nessa lista os clássicos O Exorcista (1973) e O Iluminado (1980), os famosos filmes da franquia Invocação do Mal (2013) e Annabelle (2014), a franquia Sobrenatural (2010), o primeiro O Chamado (2002) e o assustador A Entidade (2012).

Trash

Subgênero com filmes de baixo orçamento, atuações ruins, baixa qualidade técnica, tramas estranhas, bizarrices e muito sangue. Trash, em português ‘Lixo’, já diz muito sobre o que esperar dessas obras cinematográficas. Criaturas inimagináveis ganhando vida e vontade de matar humanos, coisas estranhas e bizarras acontecendo na cidade, vai do terror ao riso, às vezes a raiva, em poucos minutos. É um ótimo entretenimento para quem está com o espírito desprendido e aberto para novas ideias. Exemplos desses filmes são o adorado Sharknado (2013), O Ataque dos Tomates Assassinos (1978), O Ataque dos Vermes Malditos (1960) e Rubber, O Pneu Assassino (2011).

Psicológico

Esqueça o sangue, os gritos ou a repulsa. O subgênero do terror psicológico aposta no mistério, na vulnerabilidade, na instabilidade, na paranóia para criar um cenário perturbador, angustiante, desagradável. Mexe com os desconfortos da mente e estados psicológicos e emocionais para assustar, por revelar as partes mais escuras da psique humana. O Bebê de Rosemary (1968), Midsommar - O Mal Não Espera a Noite (2019), Nós (2019), Cidade dos Sonhos (2001) e o Silêncio dos Inocentes (1991).

Found Footage

É um gênero de filmes surgido nos anos 1980, que faz bastante sucesso no meio do terror por trazer aquelas imagens tremidas, com uma personagem correndo em desespero com a câmera do celular filmando um destino cruel. São os famosos filmes documentários, filmados por quem está inserido na cena ou por câmeras aleatórias como as de segurança ou de um notebook, que se popularizaram com A Bruxa de Blair (1999), Atividade Paranormal (2007), REC (2007) e o ótimo Cuidado com Quem Chama (2020), filmado durante a pandemia de Covid.

Previous Post Next Post