Diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados

Diferença entre alimentos in natura, minimamente processados, processados e ultraprocessados

saúde alimentação beleza

“Você é o que você come”. Um dito antigo que já permeou a mesa de muitos lares, hoje pode ser atualizado para “você escolhe o que você come”. Na internet, não faltam informações sobre alimentos, dietas, receitas, nutrição, calorias, etc., tanto que temos conhecimento do que nos faz mal, daquele alimento que ajuda nisso ou naquilo, ou que receita fazer com aquele ingrediente.

Mas ainda assim, temos que admitir, que prover de uma alimentação saudável e balanceada, na correria do dia a dia, naquele momento de ansiedade ou preguiça ou almoçando fora não é fácil. Algo que pode colaborar é pensar duas vezes antes de trazer um alimento ou outro para dentro de casa. Hoje, vamos falar da diferença entre os alimentos e seus processos de produção para que você faça uma seleção melhor na sua próxima ida ao mercado.

Alimentos in natura

Devem ser a base da sua alimentação. Estes alimentos são obtidos diretamente de plantas ou de animais e são adquiridos para o consumo sem que tenham sofrido qualquer alteração após deixarem a natureza.

São eles: frutas, legumes, verduras, raízes, tubérculos e ovos.

Alimentos minimamente processados

São alimentos in natura que passam por processos mínimos de limpeza, remoção de partes não comestíveis, secagem, embalagem, pasteurização, resfriamento, congelamento, moagem e fermentação, sem agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento.

São eles: arroz, feijão, leite, carne, milho, trigo e mandioca na forma de farinhas ou de massas, como o macarrão, leite em pó.

Alimentos processados

Fabricados pela indústria essencialmente com a adição de sal ou açúcar (ou outra substância de uso culinário como óleo ou vinagre) a um alimento in natura ou minimamente processado, através de cozimento, secagem, fermentação, acondicionamento dos alimentos em latas ou vidros e uso de métodos de preservação como salga, salmoura, cura e defumação.

São eles: frutas em caldas ou cristalizadas, sardinha ou atum enlatados, palmito, cenoura, pepino, ervilha ou milho em conserva, extratos de tomate, queijos e pães de farinha de trigo.

Alimentos ultraprocessados

A fabricação desses alimentos, feita em geral por indústrias de grande porte, envolve diversas etapas e técnicas de processamento e muitos ingredientes, incluindo sal, açúcar, óleos e gorduras e substâncias de uso exclusivamente industrial sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão.

São eles: biscoitos, sorvetes, balas, cereais açucarados, barras de cereal, misturas para bolo, salgadinhos, refrigerantes, sucos em pó, sopas e macarrão instantâneos, iogurtes e bebidas lácteas açucaradas, produtos congelados prontos para aquecimento, como lasanhas, pizzas), nuggets, salsichas e embutidos, pães de forma, pães de hambúrguer e hot dog.

Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!

Previous Post Next Post