A pressão alta ou hipertensão é uma doença crônica identificada pelos elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias. Acontece quando os valores máximos e mínimos da pressão são iguais ou superiores a 140/90 mmHg e ao longo prazo, pode ser responsável pela ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Muitos fatores podem ser causas da pressão alta, mas estima-se que 90% das pessoas acometidas, herdaram a doença dos pais.
Na alimentação, o sódio é um dos principais vilões. Sal refinado, temperos e molhos prontos, alimentos industrializados e embutidos possuem grandes quantidades de sódio e devem ser evitados. Para diminuir o consumo de sal e acentuar o sabor das receitas, pode-se usar ervas frescas ou desidratadas (cheiro-verde, manjericão, alecrim, tomilho, sálvia, orégano, manjerona, entre outras), especiarias (canela, cravo, pimenta, curry), limão, cebola e alho, para temperar carnes, peixes, aves, saladas, sopas e diversas preparações culinárias.
Porém, alguns alimentos podem favorecer a eliminação do sódio. Hoje vamos listar alguns alimentos ricos em potássio! Um mineral que ajuda a eliminar o sódio do organismo e consequentemente auxilia na redução da pressão arterial.
Rica em potássio, 422 miligramas de potássio por banana média, além de diminuir os efeitos do sódio, auxilia na diminuição da tensão nas paredes dos vasos sanguíneos.
Elimina o sódio, melhora a circulação do sangue e baixa a pressão arterial. Recomenda-se até 3 copos por dia, junto às refeições.
Cada 100 g de semente de abóbora tem em torno de 820 miligramas de potássio. Pode ser consumida inteira, assada ou triturada, adicionada a sucos ou saladas.
100 g dessa fruta contém 830 miligramas de potássio. Pode-se consumir 1 ameixa seca por dia, durante uma das refeições.
Além da alta concentração de ferro, o espinafre traz 560 miligramas de potássio a cada 100 gramas de folhas. Pode ser consumido cru, refogados, em sucos ou vitaminas.
Este fruto traz 500 miligramas de potássio a cada 100 gramas e pode ser consumido de várias formas em pratos doces ou salgados.
Tem 350 miligramas de potássio em 100 gramas de beterraba, que ainda é rica em nitratos, que promove o relaxamento das artérias.
Este cereal tem 430 miligramas de potássio a cada 100 gramas de produto. Versátil, pode ser consumida junto a frutas, saladas, sucos, iogurtes, sopas, etc.
São 403 miligramas de potássio a cada 100 gramas de couve manteiga. Pode ser consumido à vontade, cru ou refogado.
As amêndoas trazem 730 miligramas de potássio em 100 gramas. Devem ser consumidas cruas ou torradas, mas com cautela, visto que são calóricas.
Lembrando que nada substitui as indicações de seu médico ou nutricionista. Mantenha sua saúde em dia, faça check up anualmente e se exercite!