Plantas invencíveis de interior

Plantas invencíveis de interior

Jardinagem

Essa lista é para aqueles que amam um verde, acham plantas dentro de casa um charme, mas que não são capazes de manter uma graminha sequer viva. Plantas que não precisam de muita manutenção e que se dão bem na sombra, no sol, no escritório, que são excelentes para quem não tem tempo ou até mesmo para aquelas pessoas mais distraídas que esquecem até de comer… então, bora pra lista:

Aloe Vera

Popularmente conhecida como babosa, a aloe vera não exige muita água, suas folhas são verdes, grossas, suculentas, medem de 30 a 60 centímetros de comprimento e cresce em qualquer tipo de solo. Em vaso, a espécie requer um solo bem drenado e arenoso e condições luminosas e ensolaradas. Suas plantas podem queimar sob muito sol ou murchar quando o vaso não drena a água, cuidado.

Cheia de propriedades medicinais e muito usada para fins cosméticos, além de bela, pode ser cultivada dentro de casa para melhorar sua saúde e aparência.

Copo de Leite

Amplamente utilizada como planta ornamental, ela é capaz de florescer ao longo de todo ano. É uma flor durável, porém sensível ao calor. Suas pétalas preferem as temperaturas mais frias, gosta bastante de água e é muito fácil para cultivo dentro de casa, mas cuidado, vale lembrar que a planta copo de leite faz parte das flores tóxicas para animais e crianças.

A rega regular é importante para manter o crescimento da planta. Idealmente, mantenha o composto úmido, mas tome cuidado para não regar demais. Cultive em um peitoril de janela bem iluminado, em um jardim de inverno, em vasos ou em um canteiro.

Espada de São Jorge

Uma planta estilosa, forte e bastante resistente. Bem versátil em relação ao clima, se adapta muito bem ao sol e à sombra, podendo fazer parte da decoração de qualquer cômodo da casa. Combine com vasos ou cachepôs, monte um jardim ou canteiro e arrase na decoração. Agora se o foco for a proteção que muitos acreditam que a planta tem a oferecer, o recomendado é colocá-la na entrada da casa, de preferência à esquerda da porta.

Muito bem adaptada ao clima brasileiro, exige pouca rega, de uma a duas vezes por semana, e sobrevive em áreas externas com sol e também em áreas internas com menos incidência de luz e vento.

Hera

Tem como característica folhas recortadas em diversos padrões e tons de verde, pode ser cultivada em vasos pendentes (que dão aquele charme a sua varanda) ou para ornamentar muros e paredes. Ótima para dentro e fora de casa, tolera vento a até ar-condicionado.

No verão, é indicado regar até três vezes na semana, principalmente se estiver em um local com vento. No inverno, duas vezes por semana costuma ser suficiente. A planta gosta da terra úmida, mas não encharcada. Porém, assim como o copo de leite, a hera é tóxica para animais de estimação, então a mantenha longe dos pets.

Ficus lyrata

Uma planta elegante, com folhas grandes e brilhosas e que pode ficar muito, muito grande (maior do que você). Combina bem com qualquer tipo de decoração, chama bastante atenção no ambiente e vai bem tanto em áreas internas como externas.

Pode ser cultivada em áreas de luz indireta ou sombra parcial, é uma boa espécie para ter em regiões de clima mais frio. Quanto a rega, deve ser mantida úmida, mas nunca encharcada.

Zamioculca

Exige pouca manutenção, é ótima para ambientes internos, pois não gosta de sol direto, é bonita e versátil e, além de tudo, é uma das favoritas para quem quer atrair boas energias e prosperidade, de acordo com o Feng Shui. A Zamioculca é resistente, pouco atingida por pragas e armazena água dentro das folhas e do caule, resistindo bem aos ambientes com ar-condicionado.

Quanto à iluminação, o recomendado é não deixar a planta em sol direto, para evitar que as folhas fiquem amareladas. As zamioculcas preferem a luz difusa ou o sol da manhã, e como dito, sobrevive muito bem em ambientes internos. Também não exige regas frequentes sendo necessário de duas a três vezes na semana, no máximo.

Previous Post Next Post